O ano está acabando e é inevitável pensar no futuro. Após ponderar sobre as possibilidades para o Natal e Ano Novo, a mente da maioria se volta sobre o próximo ciclo a se iniciar. Sobre os possíveis desafios, metas, objetivos e caminhos a se trilhar para alcançá-los.
Essa projeção e planejamento de futuro costumam se intensificar conforme o emagrecer da folha de calendário entre os CPFs, mas entre os CNPJs esse trabalho deve ocorrer antes. Bem antes. No meio do ano, de preferência, pois tal antecedência fornece segurança para o trabalho de planejamento.
Mas se você deixou para planejar o 2023 de sua empresa agora, não se desespere. Certamente não foi o único. Isto porque vivenciamos um período extraordinário. Um ano extraordinariamente atípico, como, aliás, tem sido os últimos.
O ano de 2022 começou com uma guerra na Europa e seus efeitos tiveram repercussão imediata e global. No momento, 2022 se encaminha para o seu final com o conflito ainda vivo e ganhando escala.
Em outubro se encerrou a eleição presidencial mais disputada e incerta da história da Nova República. Porém, o clima de tensão e beligerância persiste e ainda não se sabe ao certo se irá arrefecer ou quando.
Diante de eventos tão significativos, impactantes e incertos, projetar o que vem a seguir é uma tarefa hercúlea e talvez ingrata.
Por isso, muitos gestores decidiram esperar algumas definições para visualizar com mais clareza os caminhos prováveis que 2023 rumará durante sua estadia em nossas vidas.
Mas estamos no tempo limite. O planejamento não deve ser mais adiado sob risco de começar 2023 navegando pelo incerto e favorecendo surpresas desagradáveis.
Nos próximos tópicos, dedico-me a apontar os aspectos cruciais que o planejamento de 2023 deve abranger para ser bem-sucedido em seus propósitos.
Acompanhe.
Elaborando o planejamento de 2023 de sua empresa
Orçamento, fluxo de caixa, vendas são alguns dos aspectos essenciais que não podem faltar no planejamento de qualquer empresa que pretenda se manter resiliente e preparada ante os desafios que se avizinham.
Veja em mais detalhes esses e outros pontos-chave para desenvolver no seu planejamento.
Sobre o planejamento orçamentário para 2023
O orçamento é constituído pela previsão dos gastos indispensáveis e possíveis de ocorrer durante o ano em conjunto com a previsão das receitas.
Todos os setores necessitam fazer suas previsões baseando-se em dados concretos sobre os melhores e piores cenários para o próximo ano. Esforço fundamental para se chegar as possibilidades mais críveis e alcançáveis.
A carga tributária é um item que merece atenção especial. Os tributos não são apenas obrigações inescapáveis que precisam ser encarados, mas também fatores com potencial de influenciar decisivamente sobre o faturamento da empresa.
A carga tributária influi diretamente na competitividade dos produtos e serviços. Encontrar alternativas fiscais pode ser decisivo para o volume de vendas, para uma receita líquida menor, o que inevitavelmente impactará o orçamento.
A mesma atenção especial merece a parte dos custos. Benefícios fiscais e estornos de créditos podem resultar em valores diversos sobre os produtos e serviços do que os previstos no planejamento.
Tenha em mente o fluxo de caixa
Entender o fluxo de caixa da empresa é entender o comportamento dos clientes ao longo do ano. Informação essencial para planejar as finanças empresariais em longo prazo.
Uma organização reconhece com mais facilidade quais são os seus serviços rentáveis quando conhece bem seu fluxo de caixa. Conhecimento que também auxilia na identificação de situações que provocam passíveis de redução em curto prazo.
Portanto, na hora de planejar para 2023, tenha em mente o comportamento do seu fluxo de caixa ao longo do ano nos cenários mais diversos. Por exemplo, seu desempenho diante de cenário de alta de inflação ou de crescimento econômico.
Projeção de vendas para 2023
É um fator indissociável do contexto econômico. Se a economia do país, e mundial, atravessa uma maré de alta, isso certamente influenciará positivamente nas vendas. O mesmo no caso oposto. Por isso, é indispensável uma análise sobre os últimos acontecimentos e os eventos reservados para o ano seguinte.
Em 2022, por exemplo, era possível vislumbrar um ciclo de economia instável, oscilante, por se tratar de um ano eleitoral com o país dividido em meio a uma guerra em curso na Europa.
Em 2023, o cenário se desenha, aparentemente, menos instável. Não será ano de eleição e é possível também deduzir que os impactos causados pela pandemia serão tratados com mais previsibilidade.
A cobertura vacinal da população chega a quase 80% dos brasileiros, o que torna possível aferir que paralisações como a que vimos em 2020 será difícil de ocorrer novamente ou na mesma escala.
A movimentação do governo de transição sinaliza que o Bolsa Família permanecerá presente nos lares das famílias mais necessitadas e que o BNDES voltará a ser uma mola propulsora de expansão de crédito para microempreendedores e pequenas empresas.
As circunstâncias de momentos mostram ser provável que o país inicie uma retomada econômica e atravesse período de estabilidade, ainda que tímido. Cenário que sem dúvida favorece o desempenho econômico e deve ser considerado nas projeções de venda para 2023.
Estrutura de financiamento com alta de juros
Outro aspecto a se considerar no planejamento para 2023 é o ambiente para financiamento, caso esteja no horizonte da sua empresa essa possibilidade.
A taxa de juros atual é de 13,75%, o mesmo valor fixado nos últimos dois encontros do COPOM. A taxa é a maior desde o reajuste estabelecido em dezembro de 2016 até janeiro de 2017.
Especialistas preveem que os jutos continuarão neste patamar até pelo menos junho de 2023, quando deve começar a cair. Mas não há um consenso sobre o momento da queda e há muitas variáveis que podem impedir esse cenário.
O que é certo é que teremos boa parte de 2023 ainda em ambiente de juros altos e inflação igualmente elevada.
Planeje-se para 2023 antes da pausa de fim de ano
Sem dúvida o planejamento para 2023 deve ser tratado como prioridade antes da parada do final do ano para garantir que o ano comece da melhor forma possível.
Isto é, sem improvisos, com foco em resultados e metas, seguro sobre o caminho a se trilhar para um ano de estabilidade e sucesso.