Diagnóstico Empresarial

Pontos Atuais que Sua Empresa Deve Considerar ao Montar o Planejamento Estratégico de 2023

O calendário renovou e você já deveria ter desenvolvido um planejamento estratégico para o seu negócio em 2023, mas não fez. Não querendo ser condescendente, mas a realidade é que você não é o único. 

Vivemos em tempos tão desafiantes e desgastantes que consegui descansar no final do ano exige esforço, planejamento, uma verdadeira força tarefa tão grande que parece ocupar todo o nosso tempo. 

A situação é ainda mais delicada para pequenos negócios e médias empresas. Elas geralmente não contam com estrutura e colaboradores em número suficiente para planejar e executar todas as tarefas importantes para o negócio. 

Mas independente de qual seja sua situação, o fato é que o planejamento não pode ser mais adiado, seja antes da virada, seja depois da virada, no fim de janeiro, enfim, trabalhar sem contar com um norte definido, metas, planos é viver perigosamente, andar de mãos dadas com a irresponsabilidade. 

Com este artigo, pretendo estimulá-lo a dar uma pausa no que estiver fazendo e se concentrar nisso: planejar o 2023 de sua empresa. Ter em mãos um guia básico de planejamento, elencando os itens essenciais que não podem faltar na estratégia para 2023, pode ser o que está faltando para se empenhar nesta importante tarefa.

Pontos atuais e alcançáveis

Contudo, quero apresentar uma estrutura de planejamento alinhada ao que há de mais moderno e racional em voga no mercado. 

Um planejamento amparado na realidade e não em conceitos abstratos, como “pensar positivo”, ou velhos chavões como “trabalhar enquanto eles dormem”. 

Quantidade de trabalho é infértil se não for guiada por um planejamento estratégico, ou se suas horas não forem de fato produtivas e bem empregadas. Pensar positivo é útil para motivar e concluir tarefas, mas não tem poder de atrair resultados, independente de sua natureza.

Confira os tópicos abaixo e veja o que se configura como um planejamento básico, funcional e moderno para planejar o 2023 do seu negócio.

Confira!

Antes de pensar o futuro, analise o presente

A primeira medida a se fazer antes de traçar os planos e metas para 2023 é avaliar como se encontra a condição de seu negócio no presente. A situação financeira, reputação da marca, qualidade do produto ou serviço que oferece, para citar alguns exemplos. 

Analisando o contexto atual será possível avaliar quais são as principais ameaças a curto e a médio prazo e as possíveis oportunidades.

Ou seja, situe sua empresa no espaço e no tempo, a examine usando critérios objetivos para identificar quais são os pontos mais críticos e suas potencialidades. 

Se você tiver a disposição o planejamento que fizera para o ano passado, verifique-o novamente. Veja quais metas e ações planejou e avalie quais deram ou não resultado. 

Detenha-se no seu produto ou serviço

Outra análise que fornece informações valiosas sobre investimentos de tempo e energia no futuro é quanto ao produto ou serviço oferecido pela empresa. 

Quais são os seus diferenciais? Quais benefícios proporcionam e os principais motivos que levam as pessoas a consumir e usufruir do seu trabalho? 

Sabendo analisar as vantagens de seu produto ou serviço, você alcançará um norte no planejamento e na definição das ações. Afinal, o seu produto/move sua empresa. 

Aproveite a ocasião que está planejando 2023 para pensar em outras possibilidades, em aprimorar o que foi planejado anteriormente, incluindo as metodologias que deram certo. 

Conheça seu cliente

Volte-se para o seu cliente na hora de planejar as metas do ano. Estude os eu comportamento, as interações que realiza com sua marca, a melhor maneira de alcançá-los e se está conseguindo explorar ao máximo seu poder de compra. 

Liste os desejos que queira realizar em 2023

Ponha no papel o que seria um 2023 realizador, em termos empresariais, para você. Inclua até os mais impossíveis casos esteja com dificuldade de determinar, pois isso ajuda a recordar de fatos e interesses importantes.

Todos os desejos postos no papel, comece a avaliar um por um, confira as possibilidades para tornar esses desejos em algo concreto. Priorize aqueles que são mais alcançáveis e que sejam coerentes a filosofia da sua empresa.

Paute-se pelas métricas de desempenho

Ao traçar suas metas e elaborar ações para alcançá-las, sempre tenha em vista métricas confiáveis de desempenho para avaliar a efetividade das ações e o progresso rumo ao objetivo. 

Guia-se pelos dados de rentabilidade, margem de lucro líquida, taxa de erro, padrões de tempo, entre outros, para verificar se o planejamento necessita de ajustes ou mudanças significativas. 

Monte um plano de ação com cronograma e atribuições de responsabilidade

Com os objetivos traçados e as métricas definidas, é chegada a hora de estruturar um plano de ação para cada meta. No plano de ação, você irá detalhar tudo o que será executado, qual metodologia será empregada, definir um cronograma e os responsáveis para aplicar e monitorar o andamento de cada etapa.

Recorra a suporte especializado

Durante o processo de elaboração do planejamento estratégico, você pode se dar conta que o desafio é maior do que pensava, ou que tempo era mais exíguo do que supunha. 

Como dito mais cedo, trabalhar sem planejamento não deve ser uma opção. Nas possibilidades postas, o mais recomendável para garantir um planejamento à altura do seu negócio, completo e eficaz, é recorrer a um auxílio especializado. 

Ou seja, contar com a perícia e bagagem de profissionais experientes e especializados em desenvolver planejamento estratégico empresarial. 

Recorrer a um profissional com condições de avaliar sua empresa nos mínimos detalhes e desenvolver uma estratégia empresarial segura e vencedora, seja para 2023, seja para os próximos anos. 

Esse profissional cuida de preparar um plano de ação abrangendo todos os aspectos internos e externos da empresa. Ele ainda pode se predispor a colaborar com a execução do planejamento ou até assumir o controle temporário do comando da empresa para gerenciar crises. 

Se entender que necessita de um suporte desses, ou ficou curioso para mais detalhes sobre esse tipo de serviço, entre em contato. Posso ajudar você e seu negócio a ter um 2023 próspero e realizador se baseando em metas realistas e dados concretos. 

Não deixe para amanhã. Comece a planejar o 2023 da sua empresa hoje!

Agradeço a leitura. Até a próxima.

Autor: Eduardo Almeida

Especialista em reestruturação empresarial, reconhecido como "doutor das empresas", com foco em salvar instituições de saúde em crise no Nordeste através de diagnósticos precisos e intervenções estratégicas eficazes.

Data:

04 abr, 2023