Você consegue imaginar uma organização que preserve intacto seu modelo de gestão por décadas? Sem sofrer nenhum prejuízo em relação a seu desempenho?
Entenda, não estou falando sobre o padrão de qualidade ou o modelo de produção, mas de políticas internas, estratégicas, cadeias de comando.
Digo com segurança que é impossível uma empresa competitiva se manter idêntica ao primeiro dia de atividade passado décadas ou até mesmo alguns anos. Porque empresas não estão apartadas da sociedade.
Elas são formadas por pessoas e tem como foco impactar pessoas. Por isso, precisam acompanhar as mudanças políticas, econômicas e culturais do mundo externo para sustentar sua aderência no público consumidor.
A inflexibilidade de sua organização interna a fadará ao pior tipo de envelhecimento. Legará miopia, teimosia de aceitar boas novidades, dificuldade para se manter afinada com o coração do público e a evoluir com novas ideias.
O desfecho para essa postura é binário: a derrocada irreversível ou a restruturação empresarial.
Reorganizar para evoluir
A reestruturação empresarial em sua essência é a reorganização estratégica e planejada das principais engrenagens internas a mover a organização.
É o trabalho de exame apurado e profundo sobre o desempenho da empresa para identificar pontos de melhorias. Identificar aspectos que prejudicam a produtividade e eficiência do esforço de trabalho.
A partir da análise dos problemas, segue-se para a fase de elaboração de plano que pode considerar medidas como:
- Novas políticas internas;
- Implementação de técnicas mais modernas;
- Simplificar tarefas;
- Descartar etapas da produção;
- Investir em práticas inovadoras.
Entre outras medidas.
Após o planejamento, a reestruturação empresarial é aplicada de fato. Aplicação que necessita de esforço coletivo, em especial das principais lideranças, para suportar as tensões inerentes de todo processo de mudança.
As 3 fases da Reestruturação Empresarial
Apresentei acima uma abordagem geral objetiva sobre a Reestruturação Empresarial e suas etapas. Nos tópicos abaixo, detalho os seus principais aspectos apresentando a minha metodologia de trabalho.
Acompanhe.
Primeira fase: diagnóstico e expectativas
A primeira fase de um projeto de Reestruturação Empresarial deve começar pelo alinhamento de expectativas.
Esse alinhamento significa concordância entre contratante e prestador de serviço sobre o problema a se resolver e a solução a se entregar. Sem clareza sobre necessidades, expectativa e os resultados possíveis, eleva-se o risco de frustração.
É importante que o projeto comece com uma conversa franca e transparente para se definir um consenso sobre o que esperar do futuro. É a prática mais segura e recomendada para dar prosseguimento ao projeto.
Com as expectativas alinhadas, a próxima etapa é o diagnóstico situacional. O encarregado de elaborar o plano de reestruturação cuidará de avaliar a empresa globalmente. Avaliará seus processos internos e até aspectos externos como o momento do mercado que atua e possibilidades em outros segmentos.
Na etapa do diagnóstico, se identifica os pontos falhos, as ameaças e potencialidades do negócio. Ciente dos desafios que se apresentam para a empresa, o profissional estará em condições de apresentar uma proposta e precificar o projeto.
As partes concordando com as informações postas, avança-se a segunda fase do projeto de Reestruturação Empresarial.
Segunda fase: Definições e ação
Antes da elaboração do plano de ação, é necessário definir quais serão as pessoas a se envolver no projeto. Medida importante para assegurar a coesão das ações e evitar empecilhos à rotina produtiva e gerencial.
É indispensável para o projeto a participação de representantes do alto comando da organização. Eles são vitais para facilitar a implantação das medidas e também para acompanhar o andamento das atividades.
A etapa seguinte consiste na definição de metas e das ações a serem empregadas para se alcançar os objetivos propostos. Imperativo o total alinhamento entre direção e liderança da reorganização sobre as metas e ações. É uma garantia para evitar ruídos e interrupções nocivas ao progresso do plano de ação.
Concluído o capítulo das definições, o trabalho avançará para a elaboração detalhada do plano de ação. O plano englobará todos os pontos destacados e definidos até aqui.
A estratégia deve ser apresentada com todas as suas minúcias, pois o seu peso para o sucesso da empreitada será fundamental.
Será o guia da linha de ação da empresa nos próximos meses ou até anos. Lacunas, contradições podem minar a confiança no projeto e colocar em risco o futuro da organização.
Por isso, a apresentação do plano não deve poupar esforços para esclarecer dúvidas e ser embasada com dados técnicos confiáveis.
Naturalmente, o passo seguinte ao do consentimento interno é a implantação da estratégia.
O início e a conclusão das ações ocorrem seguindo cronograma devidamente apresentado às lideranças da empresa.
Terceira fase: Conclusão e mensuração de resultados
A terceira fase inicia-se com o encerrar da implementação do planejamento. Quando todas as ações foram aplicadas e tornarem-se rotina na cultura da empresa.
Caberá ao comitê de resultados avaliar se as expectativas do início do projeto de fato se cumpriram, ou se estão próximos de ocorrer. Caso não, analisar quais foram os entraves que as inviabilizaram.
O comitê deverá ser formado por componentes capazes de fornecer uma análise independente e compromissada com a realidade dos fatos.
A Reestruturação Empresarial ocorre apenas em cenário de crise?
Não. De fato, a sua aplicação mais comum ocorre quando a empresa se vê em dificuldades e compreende que precisa adotar mudanças para reverter o cenário.
No entanto, é possível identificar tal necessidade antes da piora dos números ao se analisar os movimentos do mercado e as mudanças em curso na sociedade.
Quais são os principais sinais para uma Reestruturação Empresarial?
Ao identificar colaboradores ociosos ou sobrecarregados, processos morosos e falta de autonomia nos departamentos, acenda o alerta.
Estes são os sinais clássicos de uma empresa que necessita passar por reformulações internas para evitar o declínio.
Conte comigo para a mudança!
Acredita que seu empreendimento precisa de um choque de gestão para se alinhar aos novos tempos? Acredita que pode melhorar o desempenho de sua empresa? Conte comigo para planejar e executar um novo capítulo na sua história de sucesso.
Sou especialista em reestruturação e recuperação de empresas com longos anos de estrada. Tenho orgulho de ter contribuído para manter de pé projetos de vida. Posso te ajudar. Entre em contato.