Toda mudança gera transtornos. A mudança é à saída da zona do conforto, o embarque para o desconhecido, o aceite de um novo desafio. É preciso coragem, determinação e convicção sobre o rumo que pretende seguir e para terminar a travessia. Esse processo, no entanto, tende a ser ainda mais custoso se somos pegos de surpresa pela mudança dos ventos.
É natural do ser humano se conectar melhor com aquilo que consegue entender e pelo qual esteja minimamente preparado. Quando a condição que se lhe apresenta é oposta a esse quadro, a tendência é ser tragado pela insegurança, esvaziar-se de motivação e se afundar na improdutividade.
Por esse motivo, é importante em um processo de turnaround sempre deixar os funcionários cientes da transformação que se avizinha. Acredite: não contribui em absolutamente nada para o processo de mudança permitir que os funcionários saibam sobre o período de transição pela imprensa ou na boca de outros colegas.
Com a velocidade da informação em tempos de mídias sociais, tentar manter os colaboradores a margem do processo é inútil, pois em algum momento a notícia irá chegar na tela de alguém e se espalhará como pólvora.
Logo as especulações, os boatos, o medo de demissões tomará conta do ambiente e como manter a motivação para o trabalho tomado por tais preocupações?
A estratégia de comunicação costuma ser o principal erro dos gestores durante o processo de turnaround e a principal causa para a desmotivação dos funcionários.
Com o intuito de ajudar a evitar esse que costuma ser um grande entrave para uma reformulação bem-sucedida, listo abaixo as principais etapas para manter o engajamento durante o período de reformulação interna.
As três etapas da comunicação
Para manter o engajamento dos funcionários durante o período de turnaround entendo ser fundamental seguir três etapas de comunicação.
Essas etapas terão como efeito evitar ruídos, preocupação excessiva e dispersão. Mais: elas poderão estimular os colaboradores a ficarem comprometidos com a transição para que a empresa alcance o mais rápido possível o objetivo que traçara.
Transparência
Já citei de passagem esse ponto, mas vale reforçar: seja transparente para com os seus funcionários para que eles não se sintam traídos. Não é agradável saber por terceiros, muitas vezes nem ligados a empresa, sobre o processo de mudança.
Comunique e seja claro sobre a reformulação vindoura. Nem sempre será possível revelar todos os detalhes sobre o turnaround, mas não é preciso. Basta revelar o essencial e seguir para a segunda etapa de comunicação.
Explique o porquê para conquistar apoio
A segunda etapa de comunicação durante o processo de turnaround é explicar aos colaboradores a causa ou objetivo que está levando a empresa a fazer esse movimento.
Mas não só apontar um motivo, mas descrever um objetivo que será benéfico para todos. Por exemplo, “A empresa irá falir se não promover mudanças agora”, ou, “Nosso objetivo é ser líder de mercado, aumentar as vendas, melhorar comissões, subir de padrão”.
Apresente motivos que legitimem a mudança ao revelarem um esforço maior para o bem coletivo.
Inclua os colaboradores no processo
Contudo, engane-se quem pensa que basta apenas explicar cada fase do processo para garantir a motivação dos funcionários. Para isso ocorrer eles precisam não só ficar cientes da transformação em curso, mas também fazer parte da mudança.
A condição passiva, de expectador, ainda os manterá na incerteza se fazem de fato parte do futuro que a organização projeta.
A melhor forma de lhe dar essa segurança é desenvolver canais de comunicação que estimule a participação dele para a execução do turnaround. São fundamentais os momentos de discussões e troca de ideias.
Iniciativas bem sucedidas
Para exemplificar a aplicação das medidas sugeridas acima, listo algumas iniciativas bem sucedidas de corporações que passaram pelo processo de turnaround e foram eficazes para manter o clima organizável leve e saudável.
A empresa de produtos químicos, plásticos e agropecuários, Dow, criou uma página de internet dedicada apenas para os funcionários com notícias e orientações sobre o processo de mudança.
A empresa também investiu em uma rádio, disponível no celular, para fornecer informações em tempo real.
Outra iniciativa que se demonstrou acertada foram às reuniões frequentes com o presidente da empresa. Ele aproveitou esses encontros para conversar sobre a fusão que a companhia estava passando e passar tranquilidade aos seus funcionários.
A Totvs no começo de 2017 decidiu mudar de endereço para consolidar uma nova cultura corporativa. Após 15 anos e 30 aquisições, a empresa sentia dificuldade em estabelecer um padrão, uma coesão de linguagem e mentalidade por entre suas unidades.
O desafio seria impor uma mudança de comportamento dos colaboradores da organização como um todo e isso exigia explicar para cada um o papel que desempenhavam e o que se esperava deles.
Para atingir esse objetivo de mudança, a Totvs criou 2 personagens: o Conectado e o Desconectado. Eles foram transformados em história em quadrinhos.
O “Conectado” representou tudo aquilo que se esperava dos funcionários para aquela nova fase, pró-atividade, trabalho em equipe, etc. Já o “Desconectado” encarnava o comportamento indesejado que teria de ser modificado para garantir longevidade no grupo empresarial.
Conselho final
Encerro este artigo lembrando que todo processo de turnaround revela três grupos de funcionários:
· Os aderentes. São aqueles que se mostram dispostos a colaborar desde o início;
· Os resistentes. Aqueles que resistem as mudanças propostas com questionamentos. Podem aceitá-las com o tempo ou integrar o grupo de desistentes;
· Os desistentes. Os que não se adaptam ou aceitam o processo de mudança e acabam se desligando ou dispensados da empresa.
Portanto, não se preocupe se não conseguir unanimidade, pois não costuma ser o padrão. O alerta deve acender se o grupo desistente for elevado. Nesse caso, o líder dever tomar a frente da situação e persuadir os colaboradores dos benefícios da mudança apresentando argumentos racionais baseado em fatos e números.
Espero que essas dicas de como manter a motivação dos funcionários durante o turnaround tenham lhe sido úteis e o ajude a conquistar seu objetivo. Se você estiver precisando de orientações personalizadas, fico à disposição para prestar suporte.