Hoje quero me dirigir aos que estão se sentindo “perdidos” em relação ao que se aponta como tendência na gestão de negócios. Perdidos não por indiferença ou desleixo, mas por estarem imersos nas obrigações diárias que os desafiam e tomam cada vez mais seu tempo.
Muitos caíram nesse atoleiro de obrigações com a eclosão da pandemia, condição extraordinária que aglutinou no mesmo espaço as responsabilidades profissionais e domésticas. Até hoje há quem ainda não conseguiu retomar a rotina de antes e talvez nunca mais consiga.
Não quero causar chateação relembrando desse período amargo, porém, é inegável que este evento provocou mudanças significativas no mundo dos negócios e as tendências que listei neste artigo se relacionam diretamente com as transformações advindas desse período.
A pandemia acabou, mas suas marcas serão duradouras
Com a pandemia, novas funções precisaram ser criadas, outras tantas foram suprimidas e soluções digitais foram aplicadas de maneira inédita no mundo corporativo.
O mercado de trabalho precisou se adaptar e no processo descobriu facilidades e novos desafios. Descobriu-se que é possível manter ou ser mais produtivo no trabalho remoto. Percepção que levaram profissionais a receberem sobrecarga inesperada de funções. O digital se consolidou e ampliou sua influência sobre os resultados de processos comunicacionais, o que estimulou produção mais massiva, contínua e incessante para alimentar algoritmos e se destacar nas redes. Necessidade que exauriu a saúde mental de milhões e ocupa o tempo de outros tantos.
Além da necessidade de se adaptar ao e-commerce, conter os prejuízos e trabalhar dobrado para evitar o colapso do negócio. Diante deste contexto, considero até natural que diversos gestores ainda estejam recuperando o fôlego e tenham ficado distantes das perspectivas de médio a longo prazo. Simplesmente faltou tempo para se dedicar a outra coisa que não sobreviver no campo de batalha.
Mas agora vivemos um momento de poeira baixando. Creio que há indícios promissores e significativos o bastante para considerar que estamos entrando em uma fase de estabilização após um período longo de instabilidade.
É o momento de recobrar as energias para se preparar para o futuro.
As últimas tendências em gerenciamento de negócios
Se precisar de um resumo rápido sobre as tendências da gestão de negócios, posso resumir em duas palavras: tecnologia e experiência.
Verdade que o investimento e o uso de soluções digitais vinham numa crescente e se ampliaram anos após ano, celeremente, em todo mundo. Mas com a covid esse processo foi acelerado por 100x.
A influência e o impacto da tecnologia digital na vida moderna ganhou tamanha dimensão que o segmento corporativo logo se deu conta que o foco dos esforços e investimentos deveria ser o digital. Obter diferenciais competitivos no digital será a chave do sucesso.
Colher dados oriundos das plataformas digitais, interpretá-las e aplicá-las diligentemente no planejamento estratégico é outra tendência inescapável que deve entrar no horizonte na gestão de qualquer negócio.
Veja mais detalhes a seguir
Business Intelligence: produtividade integrada a tecnologia
A tendência será ampliar o uso da tecnologia nas atividades profissionais para elevar a produtividade e fortalecer a segurança.
Quem não se vale das facilidades oferecidas por Big Data, painéis digitais interativos, visualização dinâmica de dados e extração de dados a partir de ferramentas digitais já se encontra desatualizado.
A tendência para o futuro próximo é a aplicação de ferramentas mais avançadas e sofisticadas como o uso da Inteligência Artificial.
A IA será um grande trunfo para coletar e principalmente analisar abundância de dados. Elas contam, ou dentro em pouco contarão, com recursos para oferecer insights precisos para a equipe de gestão de qualquer segmento.
Suas soluções serão capazes de exercer e executar funções que hoje levam o dobro do tempo de serem feitas e exigem gastos elevados.
É previsto que a IA se torne uma ferramenta poderosa para auxiliar, por exemplo, médicos a diagnosticar pacientes, advogados a definir estratégias entre outras tantos profissionais. O uso dessa tecnologia será aplicado principalmente em tarefas repetitivas e burocráticas, livrando o capital humano desses trabalhos e possibilitando que concentre o precioso tempo em tarefas mais complexas.
Estamos no início de uma revolução tecnológica e em uma transformação profunda e sem precedentes no mundo do trabalho. Quem se distrair e perder o barco sofrerá um duro revés.
Foco no cliente: experiência personalizada que entregue valor
Outra tendência que permanecerá em alta é o uso de dados coletados a partir das ferramentas digitais para oferecer uma experiência personalizada que fidelize o cliente. Não importa se o produto ou serviço da empresa for bom senão entregar valor ao cliente final.
Para atingir esse objetivo é fundamental compreender quais são os desejos, a demanda e comodidade requerida pelo público-alvo. Tão mais importante será a competência para pensar estratégias que satisfaçam esses anseios e coloquem a empresa em posição de destaque em mentes e corações.
Isso envolve a captação e análise de dados e o envolvimento de diferentes setores, desde os mais operacionais ao RH, marketing, gestão, etc.
A meta é elaborar a partir do retorno obtido pelos instrumentos de captação e análise de dados uma cultura de relacionamento que atenda as expectativas do público. Atender expectativas e favorecer a construção de uma comunidade em torno dos produtos e serviços da marca.
Flexibilidade no trabalho
Aqui não estou me referindo apenas ao modelo de trabalho, presencial, híbrido ou remoto, mas também em relação a horários de entrada, saída, local de trabalho, eventos, etc.
Com as possibilidades que os recursos digitais proporcionam, e que provaram ser eficazes, obrigar profissionais a seguir uma estrutura de trabalho rígida tenderá a afetar a motivação e o comprometimento.
A pandemia revelou um novo mundo de possibilidades, novas maneiras de estar presente mesmo não estando, de interagir e comandar cadeias de produção em ambientes externos.
Ignorar essa realidade revela flagrante desatualização e constrangedora dificuldade para se adaptar a mudanças de conjunturas.
Permaneça atento às novidades a surgir na seara tecnológica. Elas serão cada vez mais frequentes. Meu conselho é dedicar um período de sua rotina, ou designar profissionais, para acompanhar as novidades e avaliar como elas podem ser aplicadas para melhorar a produtividade, a comunicação e a experiência do cliente.
Diante da velocidade da troca de informações, do desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, das mudanças, o presente encurtou e o futuro não pede mais passagem. Atropela. Esteja atento.