Planejamento Estratégico

Quando é o Momento Certo para Contratar uma Assessoria de Reestruturação Empresarial?

O mundo está sempre em movimento e quem não o acompanha está fadado a ser encoberto pelo manto empoeirado do passado. Isso vale tanto para pessoas como para empresas. 

Vejo muitos empreendedores cedendo à tentação nociva do comodismo, apostando que descobriram uma fórmula organizacional perfeita. Os resultados, segundo eles, falam por si só e “em time que está ganhando, não se mexe”. 

A princípio, parece razoável, até a realidade demonstrar que não existe fórmula mágica e nem time perfeito. As circunstâncias mudam, novos jogadores e regras entram em cena, alterando a dinâmica da partida e seus desafios. 

Quem se agarra a uma solução do passado e desconsidera as inovações do presente se sujeita ao risco do declínio e o de ser superado.

Quando o pior acontece, o dito popular entra em crise. Afinal, o melhor momento para evitar a catástrofe é quando se encontra em situação confortável. Conclusão que traz a tona outros ditos famoso: “melhor prevenir do que remediar”, “o melhor remédio é a prevenção”.

Seria extraordinário contar com um modelo organizacional a prova de mudanças culturais, crises e outras transformações que a sociedade está sujeita. Mas isso é ilusório.  Toda organização é impactada pelas mudanças de ventos no ambiente em que se insere. 

É impossível se apartar do restante da sociedade quando o modelo de negócio depende do relacionamento com entes externos. Indivíduos que influenciam e são influenciados por uma conjuntura macro. 

Mudanças são inevitáveis

A simples troca de geração, ou seja, a aposentadoria do cliente de longa data e o amadurecimento de seu filho, acarreta mudanças. Toda geração ascendente traz consigo valores, hábitos, comportamentos, referências próprias que exigem adaptações de forma e linguagem.

O desenvolvimento tecnológico, sempre em curso, também é um fator disruptivo que altera e elabora novas demandas. Pense como determinados serviços eram realizados antes dos Smartphones? Imaginou algum dia que grandes empresas deixariam de investir em veículos de comunicação de massa para trabalhar com influenciadores digitais?

Mudanças são inevitáveis e por essência são transformadoras. Algumas empresas são mais ou menos afetadas, mas o fato é: toda organização que se pretenda longeva e próspera precisa permanecer atenta a chegada do novo. Precisam identificar o momento de se inserir em uma nova realidade.

Mesmo que a circunstância de momento demonstre que a situação continua favorável, não significa que seja imutável. Felizmente, é possível identificar sinais de que mudanças precisam ocorrer mesmo quando o time está ganhando.

A identificação desses sinais sinaliza a ocasião para usufruir das benesses proporcionadas por uma assessoria de reestruturação empresarial.

O que é uma reestruturação empresarial?

O que se denomina como reestruturação empresarial é o procedimento de revisar a estrutura administrativa e operacional de um empreendimento. Revisar para adequá-la as novas demandas do mercado para favorecer o desempenho comercial. 

Reestruturar no contexto corporativo tem o mesmo peso de “renovar”.

Qual é o papel da assessoria de reestruturação empresarial?

Uma assessoria de reestruturação empresarial desempenha o papel de elaborar um plano de reformulação. Plano desenvolvido a partir de análise aprofundada sobre processos internos do negócio e seu contexto macro. 

Ela reúne condições para aferir, por exemplo, se a empresa opera em função de sua estrutura. Ou se a estrutura erigida favorece de fato o alcance dos objetivos traçados.

A assessoria de reestruturação avalia se os processos internos do empreendimento se coadunam as exigências atuais do mercado. Avalia também quais adaptações são cabíveis.

Em última instância, a assessoria se encarregará de encabeçar o processo de reestruturação com a devida anuência dos líderes empresariais. 

Por falar em líderes, eles sem dúvida devem participar do processo de reestruturação. Podem, inclusive, tomar a frente do projeto. Entretanto, devem considerar se estão livres de vícios, hábitos e comportamentos negativos gestados e enraizados pelo modelo a se alterar. 

Outro ponto que merece reflexão: uma reestruturação empresarial demanda a adoção de novas práticas de gestão. Necessidade que pede novas visões, conhecimentos e experiências. Ou seja, pessoas externas provavelmente serão mais capacitadas para liderar o projeto.

Por fim, e não menos importante: uma empresa em processo de reestruturação não precisa e nem pode parar. Isso significa que os líderes necessitarão continuar com sua rotina habitual de trabalho para tocar a empresa. Necessidade que pode comprometer a sua atuação no trabalho de reformulação interna. 

Por todos esses pontos, a assessoria se apresenta, geralmente, como a melhor solução. 

Qual o momento certo de contratar uma assessoria de reestruturação empresarial?

Ao identificar uma ou mais das situações descritas abaixo, considere a necessidade de promover uma reestruturação interna. Acompanhe.

Aumento inesperado dos custos

Um sinal de que a empresa necessita de reformulação de sua estrutura de negócio é quando os gastos se elevam de modo aparentemente inexplicável. 

Perda gradual e consistente de clientes

Os processos continuam os mesmos, a qualidade mantém o seu padrão de sucesso, mas, apesar disso, as vendas caíram? É sinal que mudanças internas são necessárias.

Endividamento crescente e incontrolável

As dívidas aumentaram apesar de não promover fortes investimentos? Outro sinal de estrutura operacional deteriorada e em processo de decomposição. Uma ação eficaz urge nesse caso, pois o endividamento pode se transformar em uma bola de neve.  Ameaça que potencializa problemas com fornecedores, colaboradores e clientes. 

Identificação de problemas contábeis

Detecção de fraudes na área de pagamento de tributos e impostos requer uma ação enérgica e ampla. Sinaliza momento de mudanças e para verificar se a empresa paga mais do que deveria em razão de escolhas erradas. 

Abalo na credibilidade da empresa

O sinal mais notório da necessidade de uma reestruturação empresarial, mas que ainda assim é desconsiderada com lamentável frequência. 

Há líderes que acreditam que a solução seja maquiar pontos negativos e virar a página. Mas perda de credibilidade é fato gravíssimo e requer choque de gestão para reverter a crise de potencial fulminante e irreversível. 

Esses são os principais sinais que indicam o momento para contar com o serviço especializado e eficaz de uma assessoria de reestruturação interna. 

Caso identifique essa necessidade no seu negócio, posso fornecer mais detalhes e informações personalizadas sobre o processo. 

Aguardo o seu contato.

Autor: Eduardo Almeida

Especialista em reestruturação empresarial, reconhecido como "doutor das empresas", com foco em salvar instituições de saúde em crise no Nordeste através de diagnósticos precisos e intervenções estratégicas eficazes.

Data:

19 out, 2022