Planejamento Estratégico

Drible a Crise Empresarial com os Métodos Expert de Reestruturação

O pior da crise já passou. A pandemia, apesar de ainda ser uma ameaça, já não representa mais o perigo de antes. Ao menos a curto prazo, não há nada que sinalize o retorno de uma situação de quarentena e restrição de circulação de pessoas. No entanto, o cenário brasileiro ainda é de crise.

Mesmo antes da pandemia já lidávamos com um contexto econômico delicado, arrastando anos de turbulência e crescimento baixo. Hoje o cenário não é muito diferente, apesar da recuperação proporcionada pela reabertura de locais públicos.

O desemprego continua alto e as dívidas de famílias e empresas também. Muitos empreendedores ainda enfrentam dificuldades para se recuperar dos danos acumulados dos anos anteriores de vacas magras. Outros tantos, já não enxergam luz do fim do túnel para escapar do atoleiro que se meteram.

Se você é um desses empreendedores procurando soluções para superar os estragos da crise, faço um convite: conheça o processo de reestruturação empresarial da Expert EA.

O que é uma reestruturação empresarial?

Comecemos do basilar: o que é uma reestruturação empresarial e como pode ajudar sua empresa a retomar o caminho do crescimento e deixar a crise de vez para trás?

Reestruturação empresarial é um processo de avaliação e modificação da estrutura operacional de uma empresa a partir de esforço coordenado e estratégico.

A medida se mostra necessária quando uma organização diagnostica problemas para crescer, superar dívidas ou se tornar mais competitiva. Ou seja, é um tratamento de choque para um paciente em claro estado de declínio.

O papel da reestruturação empresarial é identificar as causas que estão adoecendo a cadeia produtiva da organização, desenvolver um plano de ação e aplicá-lo para estancar a crise e curá-la em definitivo.

Existem diferentes tipos de reestruturação empresarial. Comento brevemente sobre as variantes, pois o objetivo delas é o mesmo: retirar a empresa da UTI com rearranjos internos que passam por processos administrativos, treinamento, tecnologia, renegociação, entre outros.

Confira.

Reestruturação financeira: foco nas dívidas

Reestruturação aplicada para empresas cujo principal problema são as dívidas acumuladas e a necessidade de demitir funcionários.

A reestruturação financeira é voltada para negociar melhores condições de pagamentos e identificar meios de aumentar as fontes de receitas. Fundamental para garantir a operacionalidade do negócio.

Reestruturação tecnológica: quando chega a hora de modernizar

Aplicada para casos de empresas cujo principal problema identificado é a defasagem de seus recursos tecnológicos em relação às demandas atuais do mercado e da concorrência.

Elabora-se um plano de investimento para renovar o maquinário e também para treinar os funcionários a trabalhar com as novas ferramentas.

Reestruturação estratégica: identificando problemas

Aplica-se para empresas que não aparentam dificuldades financeiras, nem problemas em relação aos seus recursos tecnológicos, mas sentem que poderiam ter um desempenho melhor.

Trata-se de uma análise dos seus pontos fortes e fracos seguido de um plano de ação para melhorar a performance.

Esse plano pode levar a outros níveis de reestruturação, como a tecnológica, ou financeira.

Reestruturação geral: transformação completa

Todos os setores da empresa são envolvidos, integram o plano de ação. É uma mudança radical em muitos processos e na estrutura da organização.

É a reestruturação mais aplicada, pois uma área, raramente, trabalha isolada das demais. Uma mudança em um setor costuma provocar mudanças em outros e gerar uma reação em cadeia.

Quais são os benefícios de submeter sua empresa a um processo de reestruturação empresarial?

Os benefícios são diversos e todos convergem para o mesmo sentido: guiar a empresa para águas calmas, longe da crise.

Os principais benefícios proporcionados pelo processo de reestruturação:

Eficiência organizacional: o plano de reestruturação contribui para os processos da empresa se tornar mais alinhados a sua realidade operacional;

Otimização: A análise sobre o método de trabalho permite coordenar a atuação dos diferentes setores e otimizar seus processos;

Controle eficiente sobre os processos: o gestor com a reestruturação adquire conhecimento prático sobre os processos de sua empresa;

Mais produtividade: uma vez que os processos internos da organização são repensados, eles tendem a se tornar mais produtivos, pois falhas são identificadas e soluções, aplicadas.

Entre outras vantagens.

Como aplicar uma reestruturação empresarial?

Neste tópico, explico sobre o processo de aplicação de uma reestruturação empresarial usando como base os métodos que aplico na Expert-EA.

A primeira fase é da análise estrutural do negócio. Um exame sobre o ambiente interno e externo da empresa, os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades.

O diagnóstico é indispensável para compreender o caminho a se seguir, quais problemas devem ser enfrentados e as melhores soluções a se aplicar.

Após a fase do diagnóstico, parte-se para o planejamento estratégico. O desenvolvimento do plano de ação se inicia com a definição das ações mais importantes, em quais setores e executadas por quem.

Reorganização e capacitação dos colaboradores

Algumas mudanças podem pedir a reorganização das equipes para se atingir determinadas metas. Mudanças significativas costumam exigir período de adaptação e treinamento para surtir os efeitos desejados.

Por isso, o trabalho de reestruturação empresarial também demanda trabalhar a gestão de pessoas, capacitá-las.

Definição de novos indicadores de desempenho

O trabalho de reestruturação naturalmente determina novos objetivos para a empresa. Novos objetivos que demanda novos indicadores de desempenho.

Essa etapa é importante, pois instaurar indicadores que consigam de fato monitorar os efeitos das medidas aplicadas durante o processo de reestruturação é fundamental para determinar o sucesso delas.

Ajustes de percurso podem ser necessários no transcorrer do processo e com indicadores confiáveis é possível redirecionar o planejamento estratégico da organização.

Ouvir os colaboradores

Sem dúvida é importante ouvir dos colaboradores como estão lidando com o processo, quais são as suas dificuldades e o que sugerem para acelerar o avanço das medidas adotadas.

Importante salientar que o projeto de reestruturação empresarial trabalha com cronograma, prazos e análise de resultados para garantir a conquista dos objetivos.

Vamos conversar?

Se a crise apertou e já não encontra soluções para contorná-las, talvez tenha chegado o momento de pôr em macha uma reestruturação interna.

Se esse for o seu entendimento, posso ajudá-lo. Basta entrar em contato que me disponho a fornecer todas as informações que julgar necessárias. 

Autor: Eduardo Almeida

Especialista em reestruturação empresarial, reconhecido como "doutor das empresas", com foco em salvar instituições de saúde em crise no Nordeste através de diagnósticos precisos e intervenções estratégicas eficazes.

Data:

05 out, 2022