A plataforma de inteligência artificial CB Insights fez um interessante estudo sobre as principais causas de fracasso de uma empresa. A pesquisa analisou 101 casos de falência e compilou os problemas mais recorrentes.
Quero trazer para vocês o resultado desse estudo e aproveitar para incorporar outras informações que julgo interessante a respeito do tema. Também acho oportuna a pauta para apresentar possibilidades aos negócios que se encontram em flagrante espiral descendente.
Afinal, apontar o foco do incêndio não é o principal desafio, mas apagar as labaredas antes do colapso e reconstruir o que foi consumido pela crise.
As principais causas do fracasso de uma empresa
Dividem-se em dois grupos os fatores responsáveis pela mortalidade dos empreendimentos comerciais:
- Causas externas;
- Causas internas.
Causas externas
Trata-se de fatores que estão além do controle da gestão empresarial, independente de qual seja o seu segmento.
São resultados de eventos que eclodem fora dos domínios da organização e afetam o meio em que está situada.
As condições econômicas do mercado interno e global sem dúvida é um bom exemplo. O contexto econômico pode influenciar positiva ou negativamente o desempenho de um negócio.
O Brasil e o mundo vêm sentido na pele nos últimos anos os efeitos da crise gerada por sucessivos desastres. Desemprego, inflação, informalidade, receio do consumidor em investir, a crise econômica gera um efeito cascata que afeta todos os setores econômicos e reverter esse quadro não está ao alcance de apenas um empreendimento.
É necessário um esforço coletivo seguindo uma diretriz econômica clara e eficiente.
A concorrência é outra causa externa que pode levar a queda de uma empresa. O surgir de um concorrente agressivo, com um produto inovador no mercado ou um marketing diferenciado.
Também temos as mudanças de demanda como uma das causas externas que não se tem controle. Mudanças tecnológicas podem apresentar soluções mais práticas e eficientes e desestimular o público a continuar consumindo o produto.
Causas internas
As causas internas que levam a derrocada de um empreendimento são aquelas que emergem em seu núcleo, são falhas estruturais na gestão que desencadeiam problemas de magnitude e escala que se não neutralizados, põem tudo a ruir fragorosamente.
Destaco:
- Falhas na gestão;
- Falhas em decisões financeiras;
- Ignorar tendências.
Perceba que são todos fatores que têm como origem má decisões, imperícias na hora de analisar e tecer estratégias. Ou seja, são problemas produzidos por pessoas e processos e culminam em impactos negativos na percepção externa sobre o empreendimento.
Creio que será interessante apreciar agora o resultado do estudo da CB Insights tendo em perspectiva essas causas de declínio empresarial. Quais serão os motivos mais recorrentes para o desmoronar de um negócio pela ótica dessa pesquisa? Causas externas ou internas?
Principais causas de fracasso: estudo CB Insights
As causas internas são prevalentes e não só nesse estudo. É verdade que estamos testemunhando a devastação virulenta provocada pela crise nos últimos anos, mas eventos delicados e dramáticos não são uma constante.
Para uma sociedade se desenvolver é preciso de estabilidade. Condição que não evita, no entanto, quedas ruidosas e definitivas.
Falhar em satisfazer necessidades do mercado
A inteligência artificial constatou que em 42% dos casos de falência a origem do colapso se deu logo na partida do projeto. O empreendedor apostou em uma solução nova, mas que não encontrou grandes problemas.
Ou seja, apostou em um produto que não resolvia um problema real do mercado. O olhar do empreendedor deve partir sempre pela perspectiva inversa: identificar um problema e propor uma solução.
Falha no planejamento financeiro
A segunda causa mais em evidência nos processos de falência verificados é a falta de recursos. A situação que o empresário esgota seus recursos financeiros antes de obter o retorno esperado.
Esse problema deriva-se de falhas ao elaborar o planejamento financeiro.
Escolher a equipe errada
Causa que representa 23% dos casos avaliados. Problema que pode ter início em más decisões no processo seletivo, mas também podem ser frutos de avaliações errôneas do gestor.
Por exemplo, empregar amigos e familiares por uma questão de afinidade e perceber que elas não são dotadas das competências necessárias para viabilizar o projeto.
A escolha de uma equipe de colaboradores deve ter como principais critérios a qualificação, competências que complementem seus conhecimentos, compromisso e identificação para com a missão da empresa.
Na espiral do pesadelo: como reverter à marcha da crise e reerguer o seu negócio?
Vimos acima as principais causas de ruína de empreendedores. Uma vez instaladas e deflagrando crises a corroer a solidez da empresa é possível neutralizar seus efeitos e reverter à demolição? Ou há nada que possa estancar a sangria e restabelecer a saúde do corpo enfermo?
Felizmente hoje podemos contar com estratégias desenvolvidas especialmente para ajudar negócios em processo de desaceleração. Estratégias arvoradas em conceitos como os de Turnaround Empresarial.
Turnaround trata-se de um método de renovação corporativa que visa o salvamento de um negócio conturbado. O método avalia e corrige todos os erros que levaram a empresa a espiral decadente e traça planos de ação para levá-la a uma situação de geração de lucro.
É uma intervenção voltada para conter a crise e aplicar todas as medidas necessárias para salvar o negócio. Intervenção que costuma levar tempo, investimento e participação de pessoas.
Como avaliar se sua empresa precisa de Turnaround empresarial?
Nem sempre a crise está tão evidente, ou de fato representa a realidade de momento. No entanto, o empreendedor pode identificar indícios que o faça temer sobre o futuro e avaliar se uma medida como recorrer a Turnaround Empresarial é necessária ou não.
Se você estiver com essa dúvida, aconselho a fazer os seguintes questionamentos:
- A empresa está hesitante sobre os rumos a seguir?
- O negócio está gastando mais do que lucrando?
- A empresa sofre uma crise de imagem?
- A empresa está em condição de perigo e percebe que se encaminha para uma crise aguda?
Reflita sobre essas questões. As respostas fornecerão um quadro instantâneo da realidade de seu negócio e ajudará no processo decisório.
Para mais informações sobre Turnaround Empresarial, seus processos e aplicações, entre em contato. Posso te ajudar a superar a crise e alçar voos mais altos.