Ao longo de minha carreira como especialista em Turnaround empresarial tive a oportunidade de trabalhar nas grandes capitais do nordeste, sempre com reestruturações.
Para quem não está familiarizado com esses termos, o turnaround empresarial trata-se de um processo de recuperação do valor e da performance empresarial diante de um cenário de crise. Uma metodologia especial aplicada para recuperar negócios em situação delicada.
Meu trabalho consiste na elaboração de um plano de ação personalizado, considerando as necessidades e recursos disponíveis de cada cliente. Também me disponho a aplicar esse plano de ação assumindo interinamente a gestão do negócio por tempo determinado com a meta de reconduzir os proprietários ao posto de comando em um cenário mais favorável.
Pude realizar grandes trabalhos no nordeste que contribuíram em larga escala para o reconhecimento da minha assessoria e me renderam amizades que levo até hoje.
Quero aproveitar esse espaço para comentar um trabalho recente na região que creio que será útil para fornecer mais detalhes sobre o serviço que presto e da importância da gestão interina.
Uma das maiores reestruturação de sucesso no segmento da saúde!
Escolhi esse case de sucesso que logo me aprofundarei não só por ser recente, mas por me despertar sensações especiais.
Projetos voltados para a área da saúde me tocam de maneira única e me enchem de orgulho, pois tenho consciência da importância, impacto e do significado de contribuir para fortalecer um setor tão carente no país. Setor que passou por momentos dramáticos nos últimos anos e ainda vive as sequelas de uma crise sem precedentes.
Fui contratado para iniciar um projeto de reestruturação de um tradicional e conceituado hospital de uma capital do nordeste. Evito ser mais específico por questão de confidencialidade.
Esse hospital com décadas de atuação na cidade, uma referência na região, entrou em uma espiral de declínio acelerada pelos eventos conturbados dos últimos anos. As dívidas se acumularam, os colaboradores estavam esgotados e desestimulados, e as queixas dos pacientes cada vez mais estridentes e numerosas.
Os gestores se viam em uma situação inédita, sem dúvida era a maior crise pelo qual já passaram e as opções que lhe restaram após diversos planos para sair da crise eram míseras e amargas. Estudando as possibilidades, chegaram ao meu nome.
Iniciei a minha gestão no hospital com uma responsabilidade enorme. Provavelmente era a última cartada do hospital para vencer a crise e evitar o colapso derradeiro. Felizmente tinha consciência do desafio e a meu favor, anos de experiência em reestruturação de empresas em crise.
Comento nos próximos tópicos algumas das ações que coloquei em prática para ajudar o hospital a se recuperar e evitar uma grande perda para a comunidade local.
Reestruturação, na prática Durante
12 meses que estive a frente da gestão interina, como Superintendente do hospital, apliquei práticas de Reestruturação e de Otimização do Valor e da Performance da Instituição que foram exitosas em alavancar grandes parcerias e projetos como:
- Crescimento exponencial e diversificação da produção;
- Consolidação de resultados;
- Implantação do escritório da qualidade e projeto de acreditação hospitalar;
- Fortalecimento da relação entre prestadores e financiadores do sistema de saúde;
- Investimentos em estrutura e parque tecnológico hospitalar;
- Implementação de KPIs estratégicos e operacionais;
- Estruturação do novo organograma focado em processos;
- Estruturação da governança clínica;
- Implantação de reuniões de acompanhamento das estratégias para direcionar a gestão dos setores;
- Implantação da gestão orçamentária e comitê de finanças;
- Mudança do sistema de gestão hospitalar, ganhando eficiência em toda cadeia de valor da instituição.
Resultados da reestruturação
Essas ações e conquistas ao longo deste tempo causaram efeitos revitalizadores que garantiram a restauração do patamar financeiro do empreendimento e possibilitou perspectivas promissoras de futuro.
No término de minha gestão, a satisfação dos clientes e familiares saltou para 95%. Dado que indica bons frutos do esforço em resgatar uma assistência humanizada forte e a motivação dos colaboradores.
As principais dívidas foram sanadas e o hospital pôde após um longo hiato retomar investimentos importantes para se manter atualizado e competitivo no mercado.
O ressurgir dos melhores dias do hospital foi notório na região e posso dizer com segurança que virou um case de referência, despertando atenção de outros hospitais e clínicas.
O papel da gestão interina
A gestão interina é uma intervenção provisória no gerenciamento de uma empresa para se revisar e pôr em prática o planejamento que melhor atenda aos objetivos do negócio.
É um recurso para empresas que passam por dificuldades, não têm clareza sobre o rumo a seguir ou expertise para pôr em marcha as ações necessárias.
Contar com gestores executivos experientes e que saibam lidar com processo de mudança é uma estratégia segura para evitar comprometer o futuro da empresa.
A gestão interina é uma opção a se considerar não só em momentos de crise. O recurso também pode ser aplicado como medida de prevenção de turbulências futuras.
Por exemplo, se a empresa diagnosticou ser necessário sofrer mudanças drásticas para se manter competitiva ou se distinguir da concorrência, reduz-se o risco do movimento ousado dispor da expertise de profissionais especializados em promover mudanças significativas e duradouras na gestão da empresa.
Reestruture o seu negócio e evite a falência
É doloroso chegar a conclusão de que não dispõe mais de recursos para resgatar o negócio que construiu com as próprias mãos do atoleiro da crise.
A negação, a esperança do surgir de uma solução salvadora, também o orgulho de se afastar do comando da empresa, ainda que temporariamente, são alguns dos motivos mais frequentes a impedir a decisão de terceirizar a gestão da empresa.
Resistências que acabam por colocar em risco um trabalho de uma vida e o futuro de diversas famílias.
Não arrisque. Lembre-se do mais importante: o futuro do seu negócio. Reconhecer as limitações para determinados empreendimentos e fazer concessões são virtudes de um verdadeiro líder que pensa no bem maior.
Se entende que necessita de uma parceria para lidar com um momento de crise ou para iniciar uma nova fase na sua empresa, se entende que o negócio pede por uma reestruturação profunda e irreversível, entre em contato. Posso te ajudar.Denunciar isto